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Engate de reboque: tudo o que você precisa saber

Ampliar a capacidade de carga dos nossos veículos com a adição de um engate de reboque é uma vantagem muito apreciada. Quem transporta barcos, motos, cavalos e até trailers pode atestar. Mas para um sistema efetivo e seguro, uma série de fatores devem ser considerados para evitar situações de risco, que podem vir a tornar a composição instável quando, por exemplo, o balanceamento da carga no reboque for feito de maneira incorreta.

Segundo Cláudia Castro, supervisora de acessórios da concessionária Volkswagen Thema Veículos, de Juiz de Fora, o uso do engate de reboque não deve ser negligenciado pelo condutor. Muitas vezes os clientes acabam perdendo a garantia ao instalarem acessórios da forma incorreta. A supervisora reforça que o motorista deve se atentar na aquisição dos produtos, sempre de olho na homologação do produto. Cláudia ainda revela que a negligência na instalação pode provocar aborrecimentos. Muitas vezes canos de descarga são amassados e também geram irregularidades no sistema elétrico dos veículos. Em outras palavras, perda de garantia.

De acordo com Cláudia, o sistema de engate de reboque pode ser influenciado por fatores como a tração do veículo e peso da composição. Simplificando, tração é a força necessária para mover um objeto de determinado peso, de um lugar para outro. Por exemplo, você precisa arrastar uma caixa, com peso de dez quilos. Tração é a força resultante, necessária para que a caixa se mova. Simples, não é?

Mas é justamente quando as caixas ganham rodas e passam a transportar objetos variados, como barcos, jet skis ou motocicletas, que devemos tomar cuidados ao avaliar a capacidade de tração do seu veículo e a tração que seu engate de reboque pode exercer.

Regulamentação sobre o engate de reboque:

Engate de reboque. Foto: Honda / Repdrodução

Engate de reboque. Foto: Honda / Repdrodução

Antes de adentrar nas peculiaridades do engate, devemos sempre estar cientes de que existe toda uma regulamentação para os engates. De acordo com a Resolução número 197, de 25 de julho de 2006, do Contran, Conselho Nacional de Transito, os dispositivos de acoplamento mecânico para reboque (ou engate) utilizado em veículos com peso total bruto (PTB) de até 3.500 quilos podem ser dirigidos por motoristas habilitados na categoria B. Para cargas de até 6.000 kg, o motorista deve ter habilitação na categoria C. Acima disso, é exigida categoria E. A carretinha deve ser registrada e licenciada no Detran, para emissão de placa e documentação (CRLV).

O investimento no reboque varia entre 2 e 6 mil reais para os modelos mais comuns. Mas vale a pena se atentar para as exigências do Contran sobre os equipamentos obrigatórios para os reboques. Protetores das rodas traseiras, lanternas, freios de estacionamento e de serviço (veículos com capacidade superior a 750kg e produzidos a partir de 1997), luzes de freio, iluminação da placa; setas; pneus; lanternas delimitadoras e lanternas laterais (dependendo das dimensões). E veículos que circularem descumprindo tais especificações podem sofrer variadas penalizações e constam no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Outro aspecto regulamentado pelo Contran, é a qualidade dos acessórios oferecidos no mercado brasileiro. Segundo a pasta, os engates de reboque devem atender à requisitos estabelecidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que exigem nos produtos a existência de uma plaqueta inviolável e visível, com nome empresarial do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo Inmetro, indicação da capacidade máxima de tração (CMT), modelo do veículo ao qual se destina. Há também a exigência da tomada, com travamento de segurança, para que todo o sistema de iluminação de segurança e posicionamento do veículo se mantenha operacional.

Há diversas marcas de engates disponíveis no mercado, embora o grande destaque seja do Grupo Cequent, que fabrica e comercializa os famosos Bulldog para pick-ups e utilitários – com capacidades de tração muito superiores aos concorrentes. O grupo também atua no segmento de veículos de pequeno porte, oferecendo uma linha de acessórios com a marca Engetran.

Acesse e confira os engates Bulldog e Engetran ideais para seu carro, caminhonete ou utilitário, disponíveis na 99 AutoParts.

Balanceamento da carga e suas influências no engate de reboque e veículo:

Balanceamento de carga no engate de reboque

Legenda: A distribuição de carga no engate de reboque pode exercer forças, como a imagem mostra. O balanceamento incorreto pode “levantar” a dianteira ou traseira do veículo, causando perda de tração. Foto: 99 AutoParts

 

Uma carga sem balanceamento pode exercer influências quando falamos de estabilidade do veículo. É comum escutarmos críticas, como a do Leonardo Rennó, 35 anos, natural de Pouso Alegre, Minas Gerais que ao transportar seu barco notou a traseira de sua Palio Weekend instável. O problema foi resolvido com o balanceamento correto da carga sobre o reboque, no caso, uma embarcação de pequeno porte. Com a carga equilibrada, o motorista passou a notar estabilidade no veículo. Não tem mistério, é só evitar centralizar carga no reboque. Assim ela não exerce nenhuma força que alavanque a traseira do veículo para cima.

Confira no vídeo, como o balanceamento incorreto da carga pode afetar a estabilidade do veículo que traciona toda a composição, até que a situação foge do controle:

 

A supervisora ainda reforça acerca da relação entre torque e peso, que pode ser seguramente uma solução prática, simples e um indicador de sobrecarga. A técnica pode inclusive revelar ou uma possível perda de desempenho. Em alguns casos, muito antes de você nota-la nas ruas ou estradas.

Vejamos o mais recente Ford Fiesta Hatch: A montadora anunciou o motor EcoBoost, que promete ser motor mais potente do Brasil, na categoria de 1 litro.

Supondo que o veículo, com 125 cavalos, torque de 17,3 kgf/m e peso total de 1555 kg, estivesse transportando uma carga de 3 motocicletas KTM 300, com peso total de 102,1kg cada (306,3 quilos) em uma carretinha que pesa 200 kg.

506,3 Kg ÷ 17,3 kgf/m = resultam em 29,26 quilogramas por cada kgf/m

Mas o que isso significa? A cada quilograma força por metro (kgf/m) de torque do Fiesta tem capacidade de colocar quase 30 quilogramas do carro em movimento, em uma composição com peso de 506,3 kg. Isto é muito ou é pouco? Quanto menor a relação entre o peso total e o torque, menos força seu carro, caminhonete ou utilitário, precisará exercer para movimentar toda a composição. Vejamos como a mesma carga transportada pela Toyota Hilux, modelo 2016.

506,3 kg ÷ 42,8 kgf/m = 11,82 quilogramas por cada kgf/m

Ou seja, seria bem mais fácil para mover aquela carga se o resultado fosse 11,82 kgf/m, como o como acontece com a Hilux, pois ela movimentará uma carga bem menor para cada kgf/m.

Mas o que isso influencia em minha viagem, passeio ou transporte? Com esta técnica, fica muito mais fácil escolher entre seu carro ou caminhonete para levar sua moto, barco ou bagagem. E olha que isso pode representar economia, viu? Com um esforço menor, certamente o veículo mais apropriado consome menos.

Tipos e funcionalidades das carretinhas:

E para ajudar ainda mais na escolha da sua carretinha, vamos falar agora sobre as funcionalidades de cada tipo. Para transportar animais, a carretinha deve ter toda uma estrutura protetiva. A premissa é evitar o animal fique exposto à detritos que porventura podem ser arremessados.

Elas também podem ter uma estrutura para transportar cargas em geral. Para isto elas podem ser abertas, sendo o modelo mais comum no mercado. Estas são muito utilizadas por quem precisa de transportar objetos indivisíveis ou com dimensões peculiares. Há ainda as carretinhas fechadas, criando um compartimento interno que protege toda a carda das ações do tempo. Umidade e poeira também ficam de fora, tornando o acessório ideal para quem precisa de proteção para transporte de carga.

As motos também ganham uma atenção especial para seu transporte. Existem modelos de carretinha específicos para elas, com capacidade para até 3 motocicletas. Este método de transporte é ideal para quem precisa levar sua moto para as trilhas ou pistas com frequência. As embarcações e jet skis, por sua vez, também recebem uma atenção especial das carretinhas com um suporte apropriado, oferecendo uma estrutura adequada para a tarefa.

As carretinhas ainda se diferenciam por outras características que influenciam diretamente na capacidade de carga da composição. A quantidade de eixos pode variar e inclusive influencia no valor do pedágio. Se elas tiverem sistemas de amortecimento e frenagem, a composição ganha maior controle. O que permite ao motorista transportar muito mais peso. Simplificando, e existência de suspensão, freios, e quanto mais eixos a carretinha conter, mais carga ela pode transportar.

Agora, já com todo conhecimento necessário para sair rebocando qualquer carga com sua carretinha, só falta passar na 99 AutoParts! Confira as ofertas incríveis de engate de reboque e outros acessórios para seu carro, caminhonete ou utilitário. Deixe seu possante com a sua cara!

Fonte:

Uma ideia sobre & ldquo; Engate de reboque: tudo o que você precisa saber & rdquo;

  1. Bruno disse:

    olá, saberia informar qual o torque indicado para aperto da porca na instalação da bola padrão (50mmm)?

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