Evitar acidentes de trabalho é uma meta estabelecida por todas as organizações, independente do segmento em que atuam. Apesar de toda a mobilização feita sobre a questão, no Brasil as estatísticas não são boas. Infelizmente o número de mortes por acidentes de trabalho aumentou, segundo dados no Ministério Público do Trabalho (MPT). No ano passado foram registrados 2.022 óbitos, enquanto que em 2017, foram computadas 1.992 mortes em ofício.
Na contramão desta estatística, a Horizon Global Brasil registrou redução nos casos. Neste ano, até o momento, apenas duas ocorrências, todas leves, que não representaram risco de morte ou invalidez para nenhum dos envolvidos.
Para reforçar a necessidade de usar os EPIs e seguir as normas de segurança do trabalho da empresa, a Horizon promoveu do dia 2 a 6 de setembro a SIPAT com várias palestras para seus colaboradores. Os temas foram bem abrangentes e também focaram na qualidade de vida e bem-estar pessoal ao debater gestão financeira, drogas lícitas e ilícitas e depressão. “Se a pessoa está em equilíbrio com a sua vida pessoal, certamente ela terá mais concentração durante o trabalho, evitando distração, que pode ocasionar em um acidente”, explica o técnico de Segurança da Horizon, Mauricio Moraes Sousa, atual presidente da CIPA.
Outro tema incluído na semana de palestras foi o feminicídio, que registrou aumento de 44% no 1º semestre de 2019 no estado de São Paulo, se comparados ao mesmo período do ano anterior, de acordo com levantamento feito pelo G1 e pela GloboNews.
Colaboradores mais integrados
Ainda segundo Sousa, a integração entre os setores da empresa é outro benefício que a SIPAT vem promovendo internamente entre os colaboradores. “Nossa Semana Interna de Prevenção de Acidentes também motiva e melhora o relacionamento interpessoal dos colaboradores, que impacta em produtividade e sinergia no trabalho”, destaca.
Os colaboradores que participaram do evento concorrem a prêmios durante toda a semana, incluindo até uma viagem com direito a acompanhante para o Litoral.