Dentre os modelos disponíveis tem o traseiro, o de teto e o acoplado ao engate
A chegada do verão e suas temperaturas quentes aliada ao período de férias aumenta o número de pessoas usando bicicletas. Mas para levá-las a destinos mais distantes surge uma dificuldade: qual a melhor maneira de transportar a bike nos carros de passeio?
Os suportes de bike para veículos podem ser acoplados diretamente no porta-malas, no engate ou no rack de teto. A escolha da melhor opção vai depender do perfil de cada consumidor.
Nos modelos acoplados no teto, a bicicleta é transportada em pé e as rodas ficam sobre trilhos. Para tanto, é preciso que o veículo tenha as barras transversais para fixação do suporte.
Já os suportes que ficam no porta-malas, as bikes ficam em uma posição perpendicular ao solo. Porém é necessário que que as amarrações sejam feitas com cintas de fixação especiais, que se encaixam no vão do porta malas do veículo, para alguns modelos de veículo, a placa fica encoberta, havendo a necessidade do uso da 3º placa.
Os modelos de vão presos ao engate são mais comuns por oferecer o melhor custo-benefício, principalmente porque muitos veículos já têm o engate em seus carros. Além disso, ele apresenta instalação simples.
É fundamental destacar que para qualquer modelo oferecido, é imprescindível seguir as regulamentações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os principais são de que as bikes não encubram a placa ou as luzes de sinalização de direção do veículo e respeitem o peso máximo de carga.
Para escolher o melhor modelo, conheça a principal marca de suporte de bike existente no mercado, a Reese, da Horizon Global Brasil. Os produtos da marca se destacam por design arrojado e funcional, além de apresentarem facilidade de instalação. Além disso, alguns modelos contam com outros diferenciais como sistema antifurto, tanto para bike quanto para o suporte de bike.