Aprenda como conservar e limpar corretamente a sua capota
Os apaixonados por picapes e caminhonetes sabem a importância que a Capota Marítima representa para suas viagens.
Além de proteger as cargas da chuva e do sol, as capotas conferem um toque especial ao visual dos veículos.
Assim como a maioria dos acessórios, as capotas marítimas também exigem certos cuidados, principalmente com a limpeza, para a conservação de uma boa aparência e preservação de sua vida útil.
Afinal, no dia a dia é muito comum que poeira, terra, sujeira possam impregnar na capota, contribuindo para o surgimento de manchas e ocasionando o ressecamento da lona.
No post de hoje preparamos um passo a passo para te ajudar na hora de higienizar sua capota marítima!
Primeiros Passos
Em primeiro lugar, abra a lona e enrole-a por completo.
Com um pincel seco e próprio para limpeza automotiva, limpe a sujeira que se acumula nos perfis de encaixe. Em seguida, com o uso de luvas, borrife o produto químico recomendado para limpeza de capotas e espalhe-o com movimentos circulares, sem forçar muito.
Caso não tenha o produto químico recomendado, utilize água e sabão neutro com a ajuda de uma esponja macia, deixando a lona úmida por cerca de 10 minutos e removendo o sabão com uma flanela seca. Repita o processo quantas vezes for necessário, até que toda a sujeira seja removida.
Remover todo o excesso de sabão ou produto é essencial para que não ocorra o risco de impregnar mais sujeira.
Importante: não utilize sabão em pó ou despeje água diretamente sobre a capota!
Acabamento
Após passar a flanela para retirar os excessos, espere mais alguns minutos até que a capota seque completamente.
Faça a aplicação de um produto específico para finalização e que ofereça proteção e brilho para sua capota e deixe-o agir por alguns minutos, finalizando com uma flanela seca.
Atenção: não utilize produtos “improvisados” como graxa de sapato ou a base de silicone ou glicerina. Embora possa surtir um efeito visual agradável na hora, são produtos que podem prejudicar o material e causar ressecamento.
Não existem segredos na limpeza das capotas marítimas. Ter atenção, cuidado e utilizar os produtos específicos e recomendados para o acessório, são os pontos chaves.
Tome muito cuidado com técnicas improvisadas, que embora facilitem o trabalho na hora, podem acarretar em problemas de manutenção no futuro, trazendo maiores gastos para o proprietário.
Cuidar da limpeza das capotas marítimas é essencial para manter a aparência e o brilho do acessório, complementando o visual do seu automóvel.
Caso você não tenha encontrado a capota ideal para a sua caminhonete ou picape, em nosso catálogo virtual existem diversos modelos de capotas marítimas para você dar uma olhadinha!