Aprenda como utilizar esse acessório da maneira correta e evite erros na hora da manutenção!
Se você é o dono orgulhoso de uma picape ou caminhonete, provavelmente já ouviu falar, ou até mesmo já faz uso, de uma Capota Marítima.
As Capotas Marítimas são acessórios essenciais para evitar que a caçamba de seu veículo fique exposta às intempéries, ocasionando em oxidação e outros danos.
Quando instalada e cuidada da maneira certa, pode durar bastante tempo! Além da proteção, que se estende para as bagagens na caçamba, a Capota também possui função estética e aerodinâmica
Quais os modelos de Capota Marítima?
Dentre os modelos mais populares, podemos citar dois: Baguete e Trek.
As Capotas Baguetes não possuem trava e se encaixam nos varões da capota, sendo mais simples de abrir e fechar.
Já as Capotas Trek, possuem encaixe com trava, necessitando que a tampa da caçamba seja destrancada para abrir. A abertura sem dúvida é mais demorada, porém, este é um procedimento mais seguro.
Além dessas duas, existem outros modelos como Capotas com Chave, Fivela, Fibra, Elétrica e de Alumínio.
Os materiais utilizados para a produção das Capotas são a Lona, PVC, Fibra Náutica e Borracha. Todos são resistentes e foram pensados exatamente para a função de repelir água e proteger o veículo.
Os mais populares entre eles são a Lona de PVC e a Fibra Náutica, por serem mais resistentes e suportarem temperaturas mais quentes ou frias.
Como realizar a instalação da Capota Marítima?
Ao contrário do que muitos possam pensar, não é necessário que a caçamba seja furada para a instalação da Capota Marítima.
No entanto, recomenda-se sempre que a instalação seja feita por um profissional ou em uma loja certificada, para garantir uma boa vedação e acabamento.
As capotas são feitas sob medida, por isso leve sempre em conta o modelo do seu veículo antes de procurar por uma!
Como realizar a manutenção da Capota Marítima?
Com o tempo, a impermeabilização e proteção das capotas, responsável por repelir a água, acaba. E se não for substituída a tempo, pode ocasionar o ressecamento e até mesmo trincar e desbotar o material.
Recomenda-se que a limpeza das Capotas Marítimas seja feita com uma mistura de água e sabão neutro, e enxágue bem. Após o processo, seque com um pano limpo.
Para completar o processo de limpeza, utilize um limpador ou hidratante de vinil automotivo. Isto dará o toque final para o material da lona.
Não recomenda-se, no entanto, que a Capota seja retirada com frequência para guardar, já que ela pode acabar rasgando ou furando no processo.
Se você pretende remover a Capota Marítima permanentemente, faça como no tópico de instalação, e procure por um profissional.
Como você viu a Capota Marítima é um acessório muito útil que pode trazer mais proteção e estilo para o seu veículo!
No entanto, assim como outros acessórios, exige cuidados e atenções específicas para garantir a sua vida útil!
Caso você esteja procurando pela Capota perfeita para o seu veículo, por que não aproveita para dar uma passadinha no nosso site e navegar pelos nossos modelos?