multa
Dicas Técnicas

Acessórios automotivos que podem ocasionar multas

Descubra quais acessórios são considerados irregulares e podem acabar ocasionando infrações para o motorista

Existem diversos acessórios automotivos que podem tornar o seu veículo único e cheio de personalidade, além de deixar muito mais prática a vida de quem dirige. 

No entanto, todos os acessórios, assim como a maioria das questões envolvendo seu veículo, devem encontrar-se dentro das leis e normas estabelecidas, para evitar infrações e, pior ainda, acidentes.

No post de hoje, separamos alguns acessórios que quando irregularmente instalados, podem acarretar multas para quem dirige?

Faróis de Xenon

Populares pela alta capacidade de iluminação, os faróis de Xenon, ou faróis de descarga de gás, não são proibidos quando originalmente instalados de fábrica. 

Portanto, veículos com faróis de Xenon não originais podem acarretar infração grave e até mesmo, retenção do veículo. 

Essa proibição foi regularizada na resolução 3894 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2 de junho de 2011. 

Veículos em que o Certificado de Segurança Veicular (CSV) tenha sido emitido antes da data da publicação da lei acima, no entanto, são a exceção da regra e estão livres após inspeção e desde que todas as informações relacionadas a modificação, constem no documento do veículo. 

Tais leis e regulamentações existem pois, quando instalado incorretamente ou por terceiros, o farol de Xenon pode ofuscar a visibilidade dos motoristas de outros veículos, podendo causar graves acidentes. 

Televisão de Painel 

Para famílias com crianças e que costumam fazer longas viagens com frequência, este pode parecer um item atrativo. 

Atualmente, a função de televisão já se encontra disponível nas centrais multimídias, instaladas de fábrica. 

No entanto, o item deve estar visível apenas para os passageiros traseiros, e não a vista do motorista. 

Parece óbvio, mas itens que possam distrair ou tirar a atenção do motorista da estrada, são considerados perigosos e ainda podem gerar infração grave de cinco pontos na carteira e multa de cerca de R $250,00. 

Visível ao motorista, apenas aparelhos com função de guiar ou orientar durante o caminho, como o GPS, por exemplo.

Película G5 

As películas G5 são ótimas para filtrar a luz solar e até ajudar a resfriar o ambiente interno mais rapidamente, mas se caso forem muito escuras, podem facilitar acidentes e colisões por falta de visibilidade, é aí que entram as normas de uso. 

Popularmente conhecida como Insulfilm, a Película G5 não é considerada proibida, desde que atenda às normas do Contran. 

O órgão exige que os vidros das janelas dos veículos possuam uma transparência mínima de 75% para os incolores e 70% para vidros coloridos e laterais dianteiros. 

A marcação da transparência deve estar anotada nas películas, assim como nome do fabricante e selo do Inmetro, permitindo aos agentes de trânsito, verificar se as mesmas se encontram dentro do estabelecido por lei. 

Os únicos vidros que podem apresentar película mais escura, são os traseiros

Engates não homologados 

Como já citamos em outro post, engates não são proibidos e se encontram dentro da lei, desde que homologados pelo Inmetro!

Para estar de acordo com as normas do Contran,o engate deve conter selo do Inmetro, com informações como nome do fabricante e data de fabricação, além de não conter superfícies cortantes, que possam colocar em risco a vida de pedestres ou outros motoristas. 

Ao conter selo do Inmetro, você tem a garantia de estar adquirindo um acessório que foi devidamente inspecionado, sendo considerado seguro, de qualidade e padronizado. 

 

Os acessórios automotivos existem para facilitar a vida do motorista e agregar valor à aparência e função do seu veículo. No entanto, como todos os componentes e autopeças, devem estar dentro das normas e regras do Contran, para garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. 

 

Aqui na Wasco, por exemplo, todos os nossos engates são homologados pelo Inmetro, e estão disponíveis para consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *