Dicas Técnicas

Engate de Reboque: o que diz a lei?

Descubra as principais condições legais e regras que autorizam o uso de engate

Os engates de reboque são acessórios úteis e que facilitam a vida de diversos motoristas na hora de fazer o transporte de carretas e trailers.

No entanto, existem algumas leis que regularizam o uso do engate no Brasil, garantindo a segurança do motorista e pedestres.

No post de hoje, conheça mais sobre as regras de uso do engate de reboque.

Quais as principais regras de uso?

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), instituição coordenadora do Sistema Nacional de Trânsito, define que as principais regras para o uso do engate de reboque no trânsito brasileiro são:

  • Apenas veículos com peso total bruto de até 3.500kg devem utilizar engates de reboque (CNH B). 
  • Os engates de reboque deverão ter esfera maciça própria para o tracionamento, tomada e instalação elétrica apropriada;
  • Os engates não devem possuir superfícies cortantes na haste de fixação, para evitar acidentes com pedestres;
  • Todos os engates devem ser homologados e portar a plaqueta de identificação com o selo do Inmetro;
  • O engate de reboque precisa ainda de para-choque com faixas refletoras, conjunto óptico, placa visível e para-lamas.

O que é e para que serve o selo do Inmetro?

Além das regras citadas acima, todos os engates precisam ter o selo de homologação pelo Inmetro, além de ser adquirido por empresas por ele certificadas.

No selo do Inmetro devem constar o nome empresarial do fabricante, identificação de registro no Inmetro, CNPJ, capacidade máxima de tração, modelo e citação à resolução 197 do CONTRAN, que regulariza o uso dos engates.

A certificação e homologação pelo Inmetro é concedida a todos os produtos que preenchem e atendem às normas estabelecidas. Tal certificação garante produtos padronizados, seguros e de qualidade.

Qual a punição para uso incorreto do uso do engate de reboque?

Utilizar engates de reboque fora das normas propostas pela CONTRAN, de acordo com o artigo 258 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração grave, ocasionando multa de R $195,23, além da retenção do veículo.

Os engates não são meros acessórios. Práticos e funcionais, eles fazem parte da rotina de diversos motoristas na hora de tracionar trailers, cargas ou carretas. 

No entanto, para evitar maiores problemas com a lei e possíveis acidentes, a aquisição dos reboques deve ser feita apenas de empresas reconhecidas e que sejam certificadas pelo Inmetro.

Ao comprar um engate de reboque, certifique-se de que o mesmo segue todas as normas propostas pelo CONTRAN, além de portar o selo Inmetro.

Agora que você já sabe como um engate se encontra regularizado e dentro da lei, que tal dar uma olhadinha em nosso catálogo virtual? Lá você encontra modelos para todos os tipos de veículo! E o melhor: todos os nossos engates são homologados pelo Inmetro! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *