Engate é um acessório automotivo cuja finalidade é acoplar/tracionar um reboque ou semirreboque.
Capacidade Máxima de Tração, esta informação consta na plaqueta de identificação do engate e no manual de instalação
Não, de acordo com a Resolução 197, do Contran, o uso do engate é liberado desde que atenda os requisitos da norma.
O engate deverá estar homologado conforme Resolução 197, do Contran. Em caso de fiscalização, o condutor poderá ser autuado. Circular com engate não homologado acarretará em: infração grave, multa de R$127,69, 5 pontos na CNH e retenção do veiculo para regularização.
Acesse o site: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/empresas_engate.asp e confira as empresas e códigos dos engates homologados, o registro Cequent é numero 49.
O engate existe para aumentar a capacidade de carga de um veículo. Puxar carreta, reboque, trailer e outros tipos de extensores. Por isso, é importante pensar na confiança no momento de optar por um produto. Ao adquirir um equipamento não certificado, aumentam as chances de haver falha no produto e causar acidentes. Além disso, devem ser respeitadas as regras de instalação e a capacidade de tração dos diferentes modelos de veículos.
Esta peça se localiza na parte inferior do motor. Serve para armazenar e resfriar o óleo lubrificante do motor e tem capacidade média de 3,5 litros. Se for atingido e sofrer algum dano, o motor fica sem lubrificação e pode fundir.
1. Evita que pedras ou o impacto de lombadas atinjam diretamente o cárter. 2. Minimiza danos na parte inferior do carro. 3. Tem baixo custo e é de fácil instalação.
O cárter é o reservatório de óleo do motor. Quando exposto, fica sujeito a impactos causados por pedras, buracos e lombadas, e que podem danificar o reservatório de óleo e outras partes, como quadro de suspensão, caixa de câmbio, parte inferior do radiador, mangueiras, tubo de escapamento, etc. Por isso, o protetor tem um papel fundamental na preservação mecânica do cárter. Além de colaborar com a redução de sujeira na parte inferior do motor, como lama, mato e terra, o que pode reduzir a vida útil de alguns componentes do compartimento do motor.
Não, este acessório não é obrigatório. Mas seu uso é indicado desde que o proprietário queira usufruir dos benefícios citados acima.
Sim. Cada veículo tem seu protetor de cárter específico.
Nem todos, mas mesmo sendo um acessório, a maioria das montadoras indica seu uso. Quando eles não saem da fábrica com o acessório, especialistas podem identificar se o veículo já possui pontos adequados para fixá-lo, como furos roscados, prisioneiros com rosca ou buchas, ou ainda alojamentos previstos para estes tipos de fixadores.
É necessário verificar quais pontos serão utilizados na fixação do protetor de cárter, para garantir o bom desempenho do acessório e não causar danos estruturais que comprometam a segurança do veículo.
Os protetores são comercializados em distribuidores, lojistas e concessionárias. A vantagem de comprar o produto diretamente na concessionaria é que o carro estará protegido desde o momento da compra. No entanto, é fundamental adquirir um protetor com projeto de engenharia qualificado, pontos de fixação adequados, qualidade na chapa utilizada e nos pontos de solda. Estes itens vão garantir o excelente desempenho do protetor.
Em lojas autorizadas ou oficinas mecânicas com instaladores treinados e capacitados.
Chapas em aço carbono, nas espessuras que variam de 1,00mm a 2,00mm, dependendo do modelo e aplicação do veículo. Elas promovem a resistência mecânica contra impactos e contam também com a pintura EPOXI Eletrostática, que aumenta ainda mais a qualidade e durabilidade do produto.
A durabilidade varia conforme os cuidados e utilização do veículo, por exemplo: fora de estrada, regiões alagadas, regiões litorâneas, etc. No entanto, é preciso trocar o protetor caso ele não esteja em boas condições, para que o reservatório de óleo do motor seja preservado.
A peça deve ser totalmente trocada, pois uma vez recuperada ela perderá suas características originais além do risco de interferências na parte inferior do veículo, causando vibrações, ruídos ou ainda danos mecânicos.